Página em parceria com Dr.ª Noémia Nunes, Chefe de Serviço de Ginecologia / Obstetrícia e Directora do Serviço de Obstetrícia do Hospital da Luz Arrábida.

 

ácido fólico, iodo e ferro

São alguns exemplos de nutrientes indispensáveis numa gravidez. A maioria das vitaminas têm as doses mínimas necessárias, contudo há situações em que haverá necessidade de fazer maiores doses. Uma alimentação equilibrada e variada são essenciais nesta fase da vida e lembre-se que não é comer por dois mas para dois. Faça sempre uma consulta de nutrição em caso de dúvida.


A vitamina D na gravidez

A vitamina D tem ganho cada vez mais destaque nos últimos anos e na grávida não é excepção. Apesar de não fazer parte do painel obrigatório e de rotina de uma grávida, são cada vez mais os médicos que se preocupam com a suficiência desta vitamina na gravidez.


Menopausa - e agora ?

A peri-menopausa e a menopausa podem ser períodos difíceis na vida da mulher. um aconselhamento com um profissional de saúde credenciado será sempre a melhor opção. Há situações em que a terapêutica hormonal de substituição está indicada e há outras em que não está aconselhada. A gestão de peso nesta fase pode ser difícil, pelo que não descure a consulta de nutrição nem a de endocrinologia.


A alimentação na gravidez

De novo, a alimentação na gravidez não deve ser por dois mas para dois. O aumento ponderal na gravidez deve ser individualizado, assim como a sua alimentação. Aconselhamos sempre uma consulta de nutrição.


Click em cima do título para aceder ao artigo da revista Prevenir sobre diabetes gestacional.


O iodo e a gravidez

Tomar ou não tomar? Na maioria das situações sim. Contudo, em caso de determinadas doenças da tiroide ou se tomar levotiroxina para a tiroide, o iodo não deve ser tomado na gravidez.


Síndrome do ovário poliquístico

Uma das doenças mais frequentes das mulheres em idade jovem. A avaliação metabólica e a orientação nutricional são peças chave para ajudar a tratar esta doença. A orientação por Ginecologia é também essencial.