SHARING IS CARING

Uma alimentação cuidada é fundamental para uma boa saúde.

Muito se fala sobre alimentação e o tema não poderia estar mais “na moda” e ser “de modas”.

Mas, afinal, o que é verdade?

 

Porque se deve comer devagar?

O cérebro demora até cerca de 20 minutos para perceber que estamos a comer. Portanto, se comer muito depressa vai comer mais quantidade do que a deveria (e tanto mais, quanto mais rápido comer) até o estômago ficar repleto. Colocar o nosso estômago à prova, dilatando-o a cada refeição, só vai fazer com que fique cada vez maior. Por isso, coma pausadamente (pouso os talheres), mastigue bem e tire partido da sua alimentação.


Porque podem as pessoas reganhar peso, depois de o perder?

Sobretudo porque se os hábitos de vida saudável não foram verdadeiramente incutidos, com o passar do tempo, as pessoas voltam aos velhos hábitos que as fizeram aumentar de peso (partindo do pressuposto que não existe nenhuma causa endócrina e/ou de novo que o justifique). Além disso, existe uma programação metabólica que dificulta a perda de peso, além da programação genética com que nascemos. Dietas demasiado restritivas e feitas sem orientação de um profissional de saúde credenciado e certificado na área, poderão levar a diminuição do metabolismo basal e desequilíbrio massa magra / massa gorda, além do constante efeito iô-iô, com compromisso de saúde (física e psicológica).


Como alterar hábitos alimentares?

Acima de tudo estabelecendo um compromisso sério consigo. O dia tem 24 horas, é um facto, mas as prioridades têm que estar bem estabelecidas. A organização da agenda e das refeições (planeamento semanal) pode ser de suma importância. E não se esqueça: não se deixe baralhar por ruídos de fundo e opiniões de terceiros que não a dos profissionais de saúde que escolheu - cada pessoa tem a sua individualidade própria, daí os planos não poderem ser fotocópia dos implementados com outras pessoas.


"Não consigo ingerir a quantidade de água que devia"

O importante mesmo é que não se desidrate (sede) e que a sua urina não seja demasiado concentrada (sinal de que está a beber pouca água). Se não consegue beber água, porque não a aprecia, opte por chá ou adicione especiarias, temperos, ervas aromáticas (não de ervanária) ou até pepino ou limão (cuidado com o desgaste do esmalte dentário associado à ingestão de bebidas ácidas). Se não consegue beber água porque se esquece, use aplicações ou alarmes no telefone ou calendarize (por exemplo) ou beba até de uma vez antes de cada refeição ou sempre que fizer uma pausa. Simplifique mas faça.


Substituir o sal na alimentação

O sal pode ser substituído / reduzido através do recurso a especiarias e ervas aromáticas - salsa, louro, coentros, manjericão, cebolinho, hortelã, orégãos, gengibre, malagueta, pimenta, noz-de-moscada, cravinho, pimentão, alho, cominhos, açafrão. Enfim, um sem número de aromas que podem até tornar as suas refeições menos monótonas.


QUAL A MELHOR DIETA?

A melhor dieta é que for feita para si, de acordo com as suas doenças, preferências, rotinas, dia-a-dia, objectivos e acima de tudo a que consiga manter para a vida toda. Ou seja, cada dieta deve ser única e individualizada, saudável e exequível. Fuja de dietas demasiados restritivas e de resultados ultra rápidos - regra geral só o levarão a reganho de peso quando a dieta terminar e ataques de fome e compulsão alimentar, além de sensação de fraqueza e fome constantes. O segredo é mesmo aprender a viver de forma equilibrada e acima de tudo encarar o processo como ganho de saúde e não perda de Kg apenas. Nós não somos números mas pessoas.


QUAL O MELHOR EXERCÍCIO PARA PERDER PESO?

Todo o que fizer e o que for melhor para si. Cada pessoa terá as suas limitações físicas e preferências, pelo que o plano de treino deve ser individualizado. Não se esqueça que caminhar, nadar, dançar, são excelentes exercícios e completos. Poderá optar também por actividades de grupo ou ao ar livre. E acima de tudo, quando lhe for mais conveniente, conciliando a sua agenda profissional com a familiar / pessoal.


COMO AUMENTAR O METABOLISMO?

Apenas se aumenta o metabolismo aumentando a massa muscular e comendo de forma correcta e adapatada a cada um, fazendo uma boa gestão dos níveis de stress, boas e sossegadas noites de sono e com saúde, sem descurar a intestinal. Não existem chás, detoxs, drenantes nem fármacos que aumentem o metabolismo (pelo menos para já).


Click em cima do título para aprender a ler os rótulos dos alimentos. Aprenda a fazer escolhas mais saudáveis e não se deixe enganar por embalagens catitas ou alusivas a dieta e boa forma física.